Como fica sua boca na menopausa?

A menopausa é uma fase da vida que todas as mulheres irão passar, iniciada normalmente entre os 45 e 55 anos de idade e marcada pela redução da taxa de hormônios como estrogênio e progesterona.
Como fica sua boca na menopausa

A menopausa é uma fase da vida que todas as mulheres irão passar, iniciada normalmente entre os 45 e 55 anos de idade e marcada pela redução da taxa de hormônios como estrogênio e progesterona, além dos conhecidos sintomas, como calorões e mudanças de humor, a menopausa pode causar várias alterações na saúde bucal.

A progesterona e o estrogênio são hormônios produzidos de forma cíclica nos ovários e responsáveis por manter a qualidade dos tecidos periodontais intra orais e também por influenciarem diretamente na remodelação óssea, diminuindo sua densidade, e gerando um processo inflamatório periodontal que desencadeia maior perda óssea nas mulheres nesta fase.

Entre as principais mudanças da menopausa, estão:

Boca seca ou xerostomia: A redução dos níveis de estrogênio pode diminuir a produção de saliva, que é responsável por lavar a cavidade oral, assim o aparecimento de cáries é facilitado, ocorre um incremento dos problemas gengivais e dificultando também a mastigação e a fala, alem de possíveis ardências intra-orais decorrentes do atrito das mucosas.

Sensibilidade dentária: Algumas mulheres podem sentir um aumento na sensibilidade dental ou até uma sensação de queimação na boca, síndrome da boca ardente, sintomas decorrentes de secura bucal.

Gengivite e periodontite: A redução dos hormônios pode favorecer o aparecimento de inflamações na gengiva, este fato poderia ser explicado pelo efeito anti-inflamatório do estrogênio e exacerbada pela presença da placa bacteriana na cavidade oral das mulheres desta faixa etária.

Alterações no paladar: Pode ocorrer uma mudança na percepção dos sabores, tornando-os mais intensos ou menos percebidos.

A influência dos hormônios sexuais pode ser minimizada com um bom controle da placa bacteriana ou biofilme dental, fazendo o uso de escovas de dentes e fio dental, bem como terapias de reposição hormonal orientadas.

Diante dessas alterações, o acompanhamento odontológico regular se torna ainda mais importante. Consultas de manutenção de saúde com frequência ajustada ajudam a detectar problemas precocemente e garantir uma abordagem de tratamento adequado como a indicação de hidratação bucal para combater a boca seca, orientações para prevenir a gengivite e dicas específicas para essa fase da vida feminina, tão intensa e certeira.

Além disso, o profissional de referência pode recomendar ajustes na rotina de higiene bucal, troca de escovas, tipo de escova a ser utilizado, dicas de manejo do fio dental, uso de estimulantes salivares ou saliva artificial, inserção de laticínios com baixo teor de gordura, frutas e vegetais crocantes, alimentos ricos em vitamina C (laranja, abacaxi, limão, bergamota..) e vitamina E (nozes, pistache, amêndoas, gergelim..) na alimentação diária, visando preservar a saúde dos dentes e gengivas.

Então, se você está se aproximando dessa fase ou já passando pela menopausa, não deixe de procurar o dentista de sua confiança para cuidar mais ainda da sua saúde bucal e ajudar você a passar por esta fase da vida com conhecimento e mais qualidade no seu dia a dia.

Veja outros posts clicando aqui!

Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Youtube

Por Que Somos a Sua Melhor Escolha?

Confira Clicando no "B+" Abaixo!

Confira os nossos tratamentos!

Bhem+ Clínica Odontológica

Entre em Contato Via WhatsApp